Simulados

Simulados para concursos públicos – Como utilizar esta ferramenta?

Um dos recursos mais dinâmicos para serem usados em preparações de concursos públicos são os simulados. Como o próprio nome já diz, estas provas simulam a realidade das provas de concursos públicos, muitas vezes inclusive usando questões de outras versões das seletivas.

Os simulados servem para você colocar em prática aquilo que aprendeu em seus estudos, testar a sua memória e a sua capacidade de raciocínio. A proposta é fazer com que você passe por diferentes situações e realize questões de diferentes gêneros nas mais diversas disciplinas.

Vantagens dos simulados

Estas são algumas vantagens dos simulados:

  • Traz ao estudante a compreensão geral e específica de diferentes aspectos da banca organizadora, dos conteúdos das disciplinas e do edital, bem como a metodologia do teste.
  • Faz o estudante simular a sua performance.
  • Permite rever todo o conteúdo exigido do edital e aquilo que o estudante estudou, servindo como um exercício.
  • Pode ser recurso na hora de revisar e memorizar.
  • São muito práticos e ideais tanto para concurseiros iniciantes quanto para aqueles que já buscam a aprovação há algum tempo.
  • São abundantes – há muitos à disposição.
  • Funcionam como um termômetro para a sua preparação – se houve erros ou dúvidas, cabe ao concurseiro voltar aos estudos e rever seus pontos fracos.

Quais são os melhores simulados?

Os melhores simulados são aqueles que se baseiam fielmente na realidade dos concursos públicos. Como há diferentes tipos de concursos e cada banca tem as suas características na hora de aplicar as questões – utilizando linguagens, metodologias e requisitos em seus testes – os melhores simulados são os construídos por quem entende estes aspectos.

Por exemplo, as provas desenvolvidas pela Fundação Carlos Chagas, uma das principais bancas do país, são compostas por questões literais (conforme o conteúdo proposto), mas que privilegiam também, por exemplo, nas disciplinas de Direito, questões doutrinárias ou jurisprudenciais. A prova também, em geral, é composta por todo o conteúdo do edital, bem distribuídos nas questões ao longo da prova. Logo, o simulado para bancas como esta devem seguir estes aspectos.

Já a Cesgranrio, outra importante banca, utiliza frequentemente gráficos e imagens, exigindo do candidato capacidade de visualização e de interpretação. Neste caso, os simulados para estas seletivas devem privilegiar estes recursos.

Além disso, os melhores simulados são aqueles que mais se aproximam dos conteúdos exigidos pelos editais, conforme as disciplinas propostas. Logo, quanto mais específicos, melhor.